Avaliação - Ciências 6º ano - 2º bimestre
1- O vapor de água está presente no ar que respiramos, porém, não o vemos. O que vemos – a fumaça, a neblina, as nuvens, por exemplo – são milhares e milhares de gotículas de água, muito próximas umas das outras. Nas nuvens, a água está em qual estado físico? ________________________________________________________________________________
2 - Numere a coluna de acordo com a mudança de estado físico que ocorre em cada situação abaixo:
(1) fusão (____) gotas de água na parede após o banho
(2) vaporização (____) gelo
(3) liquefação (____) gotas de água da embalagem da carne descongelando na pia
(4) solidificação (____) água fervendo para cozinhar o arroz
(5) condensação (____) vapor de água que forma as nuvens
3 - Imagine a seguinte cena: numa jarra com
a) O seu refresco é um exemplo de solução, onde a água é o ________________________ e o pó para refresco é o soluto.
b) Você observa que os cubos de gelo ficam “flutuando” na água... O que explica isso é a:
( ) pressão atmosférica ( ) densidade ( ) floculação ( ) decantação
c) Justifique sua escolha acima:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Marque com um X as frases corretas. Corrija as que estiverem erradas.
( ) A água que bebemos não precisa ser tratada.
( ) As pessoas, os animais e as plantas podem viver alguns dias sem beber água.
( ) Só devemos beber água mineral, água filtrada ou fervida.
( ) A água pode ser inodora ou não. Há águas de cheiro, podendo imitar cheiro de rosas ou outras flores.
( ) A água tem cor.
( ) Encontramos água no mar, no rio, na lagoa.
( ) A água vem direto da natureza para os canos de nossa casa, depois de nosso uso, encaminhadas pelos ralos vão para a Estação de Tratamento de Água e depois para a Estação de Tratamento de Esgoto e só então é jogada no rio.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Leia o texto e complete as frases.
O pé de milho produziu seu alimento através
da fotossíntese e desenvolveu-se. Dele nasceram
duas espigas de milho.
O porco alimentou-se com o milho.
O homem comeu a carne do porco.
Depois o pé de milho morreu e serviu de alimento para fungos e bactérias.
a) O ser produtor é _____________________________.
b) O primeiro consumidor é _______________________.
c) O segundo consumidor é _______________________.
d) Os seres decompositores são os ___________ e as __________________.
6 – Como saber se um ser vivo é ou não um produtor? Dê exemplo de seres produtores.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário :